sábado, 10 de abril de 2010

Y








Publicada entre 2002 e 2008, a história em quadrinhos "Y - The Last Man" narra a trajetória de Yorick Brown e seu macaquinho Ampersand - os únicos  sobreviventes de uma epidemia que exterminou todos mamíferos com cromossomo Y do planeta. 

Roterizada por Brian K. Vaughn (da ótima HQ Ex Machina) com desenhos de Pia Guerra, a série conta em 60 edições a evolução do protagonista, evidenciando a diferença entre um garoto e um homem. Fugindo de uma discussão sexista fácil e superficial, o enredo foca em questões mais existenciais sem perder o humor ou mesmo a ação típica dos quadrinhos.



Yorick pretende atravessar o Oceano Pacífico para reencontrar sua namorada Beth, mas antes precisa acompanhar a geneticista Dra. Rann na busca por uma cura para a praga. Para garantir que os dois alcancem esse objetivo, a presidente norte-americana os coloca sob proteção da agente do serviço secreto 355 (isso mesmo, ela se identifica apenas pelo nome).

Outra coadjuvante importante é a irmã de Yorick, Herói, que após a epidemia junta-se a uma gangue de fanáticas que se intitulam Filhas da Amazona. A líder dessas mulheres atribui a extinção dos homens a um desígnio divino e é uma das vilãs mais complexas de Y.



A série é empolgante e conta com duas grandes qualidades: o enfoque nos personagens e grande quantidade de referências que o texto faz. O nome do protagonista e de sua irmã, por exemplo, são de personagens de shakspeare e Ampersand é o nome do “&”.

Conhecemos mais sobre os personagens através de surpreendentes flashbacks. Esse recurso narrativo me lembrou muito o seriado Lost (do qual sou fã), mas aqui é utilizado com toda liberdade que uma HQ possibilita.



Brian é produtor de Lost e chegou a roterizar alguns episódios da série (entre eles o que apresenta a equipe de Naomi e outro que conta a passagem de Desmond pelo monastério), mas ele já utilizava os flashbacks em Y dois anos antes do seriado ir ao ar. De qualquer forma, acredito que quem gostar de Lost vai gostar de Y também! Eu recomendo!








By Doutor Estranho