quarta-feira, 27 de abril de 2011

Separações sinceras

Dia desses me lembrei de um texto que li com uns 12 anos a respeito de dois amigos que se sentiam desconfortávis com a completa falta de assunto. Passei algum tempo buscando na internet a autoria do texto. Procurei por ele em coletâneas de contos infantis, sem sucesso. Para minha surpresa o texto foi escrito pela Clarice Lispector, uma autora que pensava ter lido apenas no ensino médio, por conta do vestibular.  

O título do conto é "Uma amizade sincera" e foi publicado na coletânea "Felicidade Clandestina". Devo ter lido em outra coletânea, da qual nem me lembro. O conto fala sobre boas amizades, silêncios constrangedores e separações sinceras. Abaixo reproduzo um trecho:

"Minha solidão, na volta de tais encontros, era grande e árida. Cheguei a ler livros apenas para poder falar deles. Mas uma amizade sincera queria a sinceridade mais pura. À procura desta, eu começava a me sentir vazio. Nossos encontros eram cada vez mais decepcionantes. Minha sincera pobreza revelava-se aos poucos. Também ele, eu sabia, chegara ao impasse de si mesmo."

Não é difícil de encontrar o texto completo na internet, basta pedir ajuda ao Sr. Google. As vezes faltamos com as pessoas ou com nossos compromissos espontâneos. Nessas ocasiões, o tempo ensina que o melhor é ser sincero, como demonstra a Sra. Clarice no conto. Ultimamente me sinto um pouco assim a respeito do blog.

Portanto, aviso que o Conceito Au irá passar por um bom tempo sem conteúdo novo. A vida profissional e acadêmica foram tornando a dedicação a esse espaço menos regular e isso não me agrada. Não vou parar de escrever: as idéias que seriam direcionadas a esse espaço continuarão a ser publicadas, mas em outro lugar. A partir de agora estarei escrevendo junto com pessoas incríveis lá no maodita a respeito de quadrinhos, literatura e agenda cultural. 

Escrever com uma equipe de pessoas promete ser divertido e quando puder eu retomo as postagens nesse espaço aqui. Do jeito certo, sem sumiços ou falta de compromisso. 

Então, nos vemos lá no Maodita! ---> http://maodita.wordpress.com/

E você, já sentiu aquele frio na barriga por ser o cara novo no pedaço?

By Doutor Estranho