terça-feira, 15 de julho de 2008

Turismo em Manaus

Já completei seis anos de moradia em Manaus. Com exceção do trânsito enlouquecido e do calor absurdo, gosto muito da cidade. Faz um tempo que pretendo fazer uma espécie de guia turístico da cidade. Mas falta-me tempo e dedicação para tanto. Como não quero abandonar de todo esse projeto irei ao menos listar 10 locais em Manaus e nas proximidades que os visitantes, e moradores, da cidade precisam conhecer!

1 – Largo São Sebastião. Ok, vamos começar pelos clichês. Bonito, cheio de atrações culturais, com direito a tacacá, teatrão, igrejona e turistas do mundo todo tirando fotos freneticamente. Mesmo que não queira você acaba vindo parar aqui!

2 – Bosque da Ciência. Nem todo mundo conhece. Um passeio altamente recomendável por se tratar de um local amplo, com temperatura agradável e direito a bichinhos amazônicos fofos (ou não) transitando pelas árvores. Dica: Cuidado com as tartarugas.

3 – Ufam. Um campus universitário no meio do mato? Bicho-preguiça, macaco de cheiro, tucanos, cobras e insetos enormes compõem a parte mais tranqüila da fauna local. Isso porque ainda existem os alunos da universidade, alguns bem mais exóticos...

4 – Ponta Negra. A orla de Manaus é cheia daquelas coisas clichês de orla, mas conta também com uma vista bem legal do Rio Negro, uma feirinha baré e possibilita um passeio dentro da praia do Tropical, sabe-se lá porque aberta aos visitantes...

5 – Feira da Eduardo Ribeiro. Aos domingos de manhã é possível ir passear na feira mais legal daqui. Você encontra de tudo um pouco: comida regional, cosméticos naturebas, discos e livros velhos, além do artesanato made in Manaus.


6 – Centro da Cidade. Manaus é uma cidade beeem antiga. O centro dela foi praticamente trazido de barco e montado aqui. É o que pode se chamar de uma cidade-lego. Tire uma manhã (nunca à tarde, por conta do calor) para passear pela Sete de Setembro curtindo a arquitetura antiga e os hippies latinos.

7 – Praias do Rio Negro. Na época certa do ano aparecem muitas “praias de rio” por aqui. Ideal fretar uma embarcação com uma turma e ir acampar em uma delas. Com um pouco de afinco ainda se encontram praias lindas e vazias. Para quem já viu o mar, acordar pela manhã com barulho de banzeiro até que mata um pouco a saudade!

8 – Presidente Figueiredo. Bem pertinho de Manaus, PF tem cachoeiras lindas e até mesmo uma discreta comunidade alternativa. Porteira, Santuário, sítios isolados, banhos na beira da estrada...recomendo tudo, com exceção da cachoeira que fica no centro da cidade.

9 – Novo Airão. Todo mundo vai no caminho falando que nadar com os botos é brega e blá, blá, blá. Mas assim que o primeiro tucuxi pular da água e lançar um olhar maroto, você cai num torpor descontrolado. Quando perceber, já vai estar na água, cercado de botos felizões, numa ilusão baseada em filmes “sessão da tarde” que você assistiu quando criança. Após todo seu dinheiro ser torrado em peixe, você volta a si. De qualquer forma, a vista da balsa de São Raimundo voltando à noite para Manaus é linda. As luzes do centro da cidade, ao som da água batendo na balsa, me lembram de um filme que ainda não foi feito.

10 – Bares da Estrada do Turismo. A diversão aqui é para todos os gostos e a distância da cidade mantém a temperatura agradável. Rock, MPB, Axé, Sertanejo, Reggae e até mesmo bailes de formatura. Para os mais afoitos, ali do lado alguns sítios sempre sediam raves. Para agradar gregos e troianos.



E você, conhece algum lugar legal de Manaus que eu me esqueci de citar?

Música: Legião Urbana
Livros: Palestina – Uma Nação Ocupada

By Doutor Estranho

10 comentários:

Dani disse...

Para conhecer Manaus e planejar sua viagem, acesse o site www.rbhpraias.com.br
Lá você encontrará uma enorme variedade de hotéis e serviços em todo o Brasil.
É fácil e prático!!!

Mônica disse...

=D
Para conhecer Manaus, venha em uma época em q a Mônica nao esteja fazendo monografia e esteja disposto a andar muito de ônibus!
Sua cartilha tá ótima pro turista... mas vc ainda tem q andar comigo na cidade dentro da cidade... conhecer as pequenas maravilhas escondidas no centro....
=*
M

Unknown disse...

Nem sabia que tu era de fora...deixa eu especular:deve ser paraense...

Tá, as pessoas ultimamente passaram a desprezar a Ponta Negra como se fosse o cú da cidade (tá, vamos esquecer os esgotos) mas lá ainda é um lugar legal pra curtir a noite ou o por-do-sol...ignore a playboyzada e os forrozeiros com som alto e você tem uma boa opção de diversão.

Susy Freitas disse...

cuidado com as tartarugas? como assim?!?!?!?!

Susy Freitas disse...

aaah, e eu comecei o tour do centro com a jo, mas o sol é f... =S

Doutor Estranho disse...

Quase Alan, sou cearense...como assim, cuidado com o que???? VC NAO SABE?? NAO TE AVISARAM??? /O/

Unknown disse...

Na verdade vc citou todos os lugares que eu conheci (e mais um pouco... ok, ñ se empolga! ¬¬")

Na verdade, acho que vou - discretamente - roubar sua idéia na cara dura e fazer um guia parecido sobre Brasília (e vc sabe que eu nem sou chegado em turismo assim)! XP

capostipite disse...

bah... faz dois anos que estou longe.. e sinto muita falta dai.. vontade de voltar.. e fazer esse passeio.. mas apenas como turista... ahuahua

Anônimo disse...

Olá... Sou de Manaus! Fico feliz em saber que mais um se apaixounou pela cidade. Apesar do calor e da loucura que é o trânsito, como você mesmo disse. (risos)

Acho que sua idéia de um guia turísitco vai dar super certo. Pois Manaus tem locais maravilhosos para os tiristas. Mas até mesmo os Manauenses não conhecem

Mochilão das amigas disse...

Huhuahsuausuas, tem muitta coisa boa pra visitar além dos locais ´´clichÊ´´.