sábado, 4 de dezembro de 2010

Me fale do sagrado coração...



Em 1990 Renato Russo fez o exame que diagnosticou AIDS. Dali em diante gravou junto à banda três discos – V, Descobrimento do Brasil e A Tempestade, e um disco ao vivo, o Acústico MTV Legião Urbana.  Destes, o Tempestade é o que mais tem letras que fazem referência à doença ou á tristeza que acometia o compositor.

“Preste atenção ao que eles dizem. Ter esperança é hipocrisia” Com essa e outras frases não tão animadoras, Renato Russo iniciou o último álbum que a Legião Urbana gravou. O início de Natália poderia prenunciar mais pensamentos depressivos, mas logo em seguida, na mesma faixa, Renato canta “é preciso acreditar em um novo dia...”.

As letras e músicas da Legião Urbana, muitas vezes ambíguas ao falar ao mesmo tempo de política e relacionamentos, nesse último álbum transbordam melancolia e acidez. Ainda assim, as composições de Renato Russo nunca deixaram de ter um lado doce, esperançoso (como em A Via láctea).     

Memórias sobre o músico não faltam. Lembro de fazer os exercícios do colégio ao som de Legião Urbana. Também do dia em que o Jornal Nacional iniciou sua edição falando da morte do Renato. E de como, somente anos depois, eu entendi porque a letra de Sagrado Coração, constava no encarte do Uma outra estação, mas a voz de Renato não estava na música. 

By Doutor Estranho

Nenhum comentário: