domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010 – Parte final

Daqui a pouco tempo a cerimônia terá início, mas é como se diz, antes tarde que nunca...


O texto a seguir contém spoilers!





Um sonho possível



Nesse tocante filme baseado na história real de um atleta do futebol norte-americano, somos apresentados a Big Mike, interpretado por Quinton Aaron, um problemático adolescente. Após ser matriculado em um colégio de ricos pelo último de seus muitos pais adotivos, Mike conhece a família de Leigh Anne Tuhue, uma madame meio perua, meio cristã interpretada por Sandra Bullock. A partir daí acompanhamos os personagens envolvidos nessa história de superação. O filme é daqueles dramas familiares feitos para atingir o telespectador, mas se sobressai graças às boas atuações e o roteiro cativante.



Distrito 9



A ficção com linguagem de documentário do diretor Neill Blumkamp é, de longe, o mais distante do perfil do Oscar entre os indicados. Cheio de metáforas sociais, o filme conta a insólita situação de um gueto alienígena formado na cidade sul-africana de Joanesburgo. Há 20 anos presos na cidade com sua nave-mãe flutuando quilômetros acima do local que nomeia o filme, os “camarões”, nome pejorativo que os humanos usam para se referir aos visitantes especiais, serão removidos pelo governo para um local distante dos olhos da população. A partir daí o filme se torna um game com armas extraterrestres e um humano infectado por DNA alien. Surpreendente!



Agora é fazer pipoca e assistir a cerimônia, que começa em meia hora!





By Doutor Estranho

5 comentários:

Susy Freitas disse...

sandra bullock ganhando oscar por sua atuação. só vou acreditar quando ver o filme. se bem que diretor faz milagres... lembra como o tom cruise tava ótimo em magnólia?

Doutor Estranho disse...

Né? Mas atribuo isso à personagem dela. O roteiro criou ótimas possibilidades de atuação para ela. Ah, precisamos compartilhar toda essa cultura não?

Jack disse...

Eu tbm achei esse filme muito auto-ajuda. Não sei se o filme é bom, mas o trailer matou ele. Emfim.
Ganhou o obvio no oscar(guerra ao terror), e alguns merecidos (cristoph waltz, mo'nique, etc). Mas a academia nao tem balls pra premiar filmes realmente originais como up (inclusive o in the air tbm!), distrito 9 e bastardos inglórios. Resta parabenizar lenga-lengas como crash, shakespeare apaixonado (vergonha alheia desse filme) e o proprio guerra ao terror. Eu SEI que sao bons, mas são muito oscar-directed, escolhas óbvias. Make a difference, dammit.

Doutor Estranho disse...

American way life com um pouquinho de emoção de vez em quando. Engraçado citar o Crash, pois foi um dos primeiros papéis dramáticos da Sandra Bullock...

Unknown disse...

Ainda não assisti este filme da Sandra Bullock, mas li críticas de que é muito bom.