sábado, 10 de abril de 2010

Y








Publicada entre 2002 e 2008, a história em quadrinhos "Y - The Last Man" narra a trajetória de Yorick Brown e seu macaquinho Ampersand - os únicos  sobreviventes de uma epidemia que exterminou todos mamíferos com cromossomo Y do planeta. 

Roterizada por Brian K. Vaughn (da ótima HQ Ex Machina) com desenhos de Pia Guerra, a série conta em 60 edições a evolução do protagonista, evidenciando a diferença entre um garoto e um homem. Fugindo de uma discussão sexista fácil e superficial, o enredo foca em questões mais existenciais sem perder o humor ou mesmo a ação típica dos quadrinhos.



Yorick pretende atravessar o Oceano Pacífico para reencontrar sua namorada Beth, mas antes precisa acompanhar a geneticista Dra. Rann na busca por uma cura para a praga. Para garantir que os dois alcancem esse objetivo, a presidente norte-americana os coloca sob proteção da agente do serviço secreto 355 (isso mesmo, ela se identifica apenas pelo nome).

Outra coadjuvante importante é a irmã de Yorick, Herói, que após a epidemia junta-se a uma gangue de fanáticas que se intitulam Filhas da Amazona. A líder dessas mulheres atribui a extinção dos homens a um desígnio divino e é uma das vilãs mais complexas de Y.



A série é empolgante e conta com duas grandes qualidades: o enfoque nos personagens e grande quantidade de referências que o texto faz. O nome do protagonista e de sua irmã, por exemplo, são de personagens de shakspeare e Ampersand é o nome do “&”.

Conhecemos mais sobre os personagens através de surpreendentes flashbacks. Esse recurso narrativo me lembrou muito o seriado Lost (do qual sou fã), mas aqui é utilizado com toda liberdade que uma HQ possibilita.



Brian é produtor de Lost e chegou a roterizar alguns episódios da série (entre eles o que apresenta a equipe de Naomi e outro que conta a passagem de Desmond pelo monastério), mas ele já utilizava os flashbacks em Y dois anos antes do seriado ir ao ar. De qualquer forma, acredito que quem gostar de Lost vai gostar de Y também! Eu recomendo!








By Doutor Estranho

5 comentários:

Unknown disse...

E quem gostar de Y, vai gostar de LOST?

(porque, verdade seja dita, me empolgo mais em ir atrás da HQ!) ^^"

Doutor Estranho disse...

Sim, as narrativas são bem próximas! Acho que Lost ainda tem a vantagem de envolver mais personagens, fazendo com que você se identifique muito mais! Altamente recomendado!!!

Susy Freitas disse...

ok, você conseguiu me deixar curiosa. tens Y?

G. C. disse...

Pena que no Brasil vc tem q ser muito rico e paciente(pq essas editoras...) pra ter as revistas. Fico querendo as scans que vc baixou :D

Unknown disse...

Certo, e por que não disponibilizou pra gente baixar!?