quinta-feira, 7 de maio de 2009

Campanha "Diga não ao bloqueio de blogs"


É necessário começar a dizer não, caros leitores. O bloqueio de acesso realizado de forma generalizada é bastante comum em empresas, órgãos públicos, colégios e universidades.


A idéia dos dirigentes das instituições é impedir que funcionários ou estudantes façam downloads ilegais, acessem material pornográfico ou mesmo que deixem de se dedicar a suas funções para navegar na rede. Os gerentes de tecnologia da informação também se preocupam com eventuais vírus que possam afetar a rede corporativa a partir desses blogs.


Há de se convir que esses problemas de fato existem. Mas não é justo que essas instituições ignorem quanta informação valiosa e de qualidade estão restringindo aos usuários quando impedem acesso total a blogosfera.


Já existem hoje ferramentas que permitem a visualização de apenas determinado blog. Abrir exceções a essa regra geral é importante, mas pessoalmente acredito que o caminho inverso seria mais eficaz: barrar todos os blogs que a instituição julgue nocivos.


Quanto ao profissional que “perde horas lendo coisas a internet”, uma reclamação que já ouvi de alguns gestores, isso não é culpa da internet ou de nenhum blog, mas sim de determinados indivíduos que não devem ser tão profissionais assim.


A campanha teve início como uma parceria dos blogs GF Soluções e Informação Virtual, chegando ao meu conhecimento através do Allan Gomes. Os objetivos da campanha são:

  1. Conscientizar os blogueiros de que empresas, bibliotecas, faculdades e escolas bloqueiam blogs com palavras específicas na url como blogger, blogspot, blog, wordpress entre outros, sem levar em conta o conteúdo desses blogs.
  2. Conscientizar os administradores de rede de empresas, bibliotecas, faculdades e escolas que nossos blogs possuem conteúdo relevante para seus colaboradores e estudantes.


Bom, agora eu "passo a bola" para meus colegas blogueiros.


E você, tem acesso a leitura de blogs no local em que trabalha ou estuda?


Livro: A Tempestade

Música: Tom Jobim


By Doutor Estranho

2 comentários:

lisa neves disse...

emanuel? alô? alô? :)

é tu,cabra?

Unknown disse...

Em nenhum dos lugares em que trabalho há o bloqueio de blogs, talvez pelo fato de que neles - relativamente - há bastante tempo ocioso, porque os funcionários costumam acessar mais outros tipos de sites (Orkut ainda é o campeão) ou, simplesmente, porque não julgam os blogs uma mídia digna de tal preocupação, vai saber. u.u"