sábado, 16 de maio de 2009

Masagão e Etnodoc

Esteve presente em Manaus na última segunda-feira, 11/05, o cineasta e pesquisador Marcelo Masagão. O fundador do Festival do Minuto apresentou filmes produzidos no país todo que ganharam boas notas da curadoria do festival.

O cara não finalizou o curso superior de Psicologia que fez na PUC, mas dedica-se desde 1987 à produção cinematográfica. Em 1991 fundou o festival, idéia que inspirou a criação de festivais similares em mais de 50 países.



Na palestra que apresentou no Auditório Rio Negro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o cineasta falou da diferença entre esse formato de produção dos médias e longas-metragens. “Enquanto nos demais formatos você trabalha com uma narrativa que incluí apresentação, desenvolvimento e resolução, no formato de um minuto você não trabalha com essas etapas”, explica.

Para Masagão, o cinema de um minuto se assemelha com as produções publicitárias audiovisuais: ambos trabalham com símbolos, em vez de narrativas. “Assim como nos comerciais de TV, não há conflitos na narrativa, mas sim conceitos, numa verdadeira guerra símbólica”, esclarece.

O curador do festival apresentou filmes de algumas categorias, que tem inscrição aberta mensalmente. “Todo mês temos prêmios diferentes. Esse mês nós temos Animação, Nanominuto, Tema Livre e o Após o final dê o seu recado, um tema patrocinado pela Nokia”, informou.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Entre terça e sexta-feira da próxima semana, das 19:00 às 21:30h, será realizada a Mostra Etnodoc 2009, no Centro de Artes Hahnemann Bacelar da Ufam, localizado no Centro de Manaus.

Serão exibidos 15 filmes etnográficos produzidos em 2008, com a presença realizadores de dois deles. A entrada é gratuita e a programação está bem interessante. Enfim, acho que já ta mais do que na hora de eu me envolver mais com produção audiovisual. Publico abaixo o pôster do evento com mais detalhes.



E você, já produziu algum filme?

Música: Várias
Livro: Apostilas da faculdade


By Doutor Estranho

4 comentários:

Fabíola Abess disse...

Eu esperava algo mais dessa palestra...Não sei bem o que...
Mas o etnodoc promete...
Meus cumprimentos à Profa Selda Vale.

Unknown disse...

Só pra me gabar: Eu to nos dois...:p

Unknown disse...

O interessante dessa história (além de que há inscrições abertas mensalmente) é que esse formato de produção audiovisual parece se tornar crescente nos próximos anos com a intensificação da publicidade e dos vídeos produzidos especialmente para dispositivos portáteis (celulares, PSPs e MP-qualquer-numero-aí). Mas, taí, sempre quis experimentar algo no ramo da animação/video-arte... XD

Anônimo disse...

;) passando para deixar bjs carissimo!!